Cabo Verde Airports inicia operações nos aeroportos de Cabo Verde com VINCI Airports e ANA Aeroportos de Portugal
Uma vez que foram cumpridas as condições necessárias à entrada em vigor do contrato de concessão assinado em julho de 2022 com o governo de Cabo Verde, a VINCI Airports finalizou hoje os acordos financeiros para a concessão de sete aeroportos no país. A VINCI Airports assegurou um financiamento de 60 milhões de euros, a 20 anos, junto de três bancos de desenvolvimento: Banco Mundial-IFC, Proparco (França) e DEG (Alemanha). Este financiamento é concedido ao abrigo do enquadramento de Financiamento Associado à Sustentabilidade (SLF).
Neste contexto, foram definidos dois indicadores de sustentabilidade: um objetivo progressivo de redução das emissões de CO2 e a obtenção da certificação Airport Carbon Accreditation. Este é um dos primeiros financiamentos deste tipo efetuados pela VINCI Airports e também a primeira vez que que a IFC, Proparco e DEG financiam aeroportos através de um SLF.
A conclusão deste financiamento constitui um marco importante para os aeroportos de Cabo Verde, cuja gestão é agora assumida pela VINCI Airports. A VINCI Airports será responsável pelo financiamento, gestão, manutenção, expansão e modernização destes aeroportos durante os próximos 40 anos, juntamente com a sua filial portuguesa (ANA – Aeroportos de Portugal), que deterá 30% da empresa concessionária Cabo Verde Airports.
Em 2022, os aeroportos de Cabo Verde recebeu 2,2 milhões de passageiros, aproximadamente 80% do total de 2019, o que mostra que Cabo Verde tem um sólido potencial. A VINCI Airports trabalhará para a abertura de novas rotas, promovendo as qualidades turísticas do arquipélago, nomeadamente a riqueza das atividades desportivas e naturais e as condições meteorológicas agradáveis. Por fim, a VINCI Airports irá também implementar o seu plano de ação ambiental, incluindo o desenvolvimento da energia solar e eólica.
Com o início das operações, a VINCI Airports dá as boas-vindas aos mais de 300 trabalhadores dos aeroportos de Cabo Verde e assegura a sua integração, nomeadamente, através dos seus programas de formação contínua, partilha das melhores práticas operacionais e promoção da igualdade de género.
A integração dos 7 aeroportos de Cabo Verde permite à VINCI Airports consolidar a sua liderança como primeiro operador privado a nível mundial, com 72 aeroportos em funcionamento em 13 países.
Nicolas Notebaert, Diretor Geral da VINCI Concessions e Presidente da VINCI Airports, declarou: “Estamos orgulhosos pela confiança depositada em nós pelo governo cabo-verdiano, que confiou à VINCI Airports a responsabilidade de apoiar o crescimento turístico do país e assegurar a transformação ambiental dos aeroportos. Damos as boas-vindas aos nossos novos colegas da rede e estamos ansiosos por começar a trabalhar”.